sábado, 15 de outubro de 2011

NÓS LUTAMOS POR ISTO! Prefeito de Juazeiro/Ba intensifica o Programa de Controle de Muriçocas e mosquito da dengue nos bairros

A Secretaria da Saúde de Juazeiro continua realizando o trabalho de controle das muriçocas. A ação iniciou na última segunda-feira (10) no bairro Novo Encontro e já passou pelo Alto do Cruzeiro e Alto do Alencar. Nesta sexta-feira (14), as equipes técnicas aplicaram o larvicida (inseticida) em canais, vegetação, fossas e locais onde existem focos da muriçoca, no Alto do Alencar e durante a noite o carro fumacê retornará ao bairro Novo Encontro e ao Lomanto Júnior. A ação vai atingir todo o município, mas é importante que as pessoas abram as janelas e portas durante a passagem do carro fumacê para que o trabalho tenha o resultado esperado, informou o diretor de Vigilância e Promoção à Saúde, Mário Machado. “O inseticida não provoca nenhum risco à saúde e nem agride o meioambiente, mas quem tiver animal de pequeno porte como pássaros é bom colocá-los em espaço mais seguro”, orientou. 
O diretor destaca ainda que a ação mata de imediato 20% das muriçocas. “O larvicida e o fumacê não eliminam 100% das muriçocas. O objetivo é reduzir o número das pragas, oferecendo mais qualidade de vida para a população. O Programa também ajuda a reduzir a proliferação da dengue, mas precisamos também do apoio da comunidade que não deve jogar lixo nas ruas e nem deixar água parada”, disse Mário Machado. “Já melhorou bastante. Nestes últimos dois dias consigo assistir TV com mais tranqüilidade e até mesmo conversar, pois antes a muriçoca entrava na boca. A gente nem podia sentar na porta e agora já reduziu mais. O trabalho é bom e tenho certeza que vai melhorar muito para que possamos dormir melhor”, disse animada a dona de casa Vera Lúcia dos Santos, 56 anos, moradora do Alto do Alencar. 
A opinião da dona de casa Terezinha Maria de Jesus, 52 anos, é a mesma. “Moro aqui no Alto do Alencar há 32 anos e nunca vi uma ação tão grande. É gente trabalhando durante o dia e a noite. Antes era só o fumacê. Ainda é cedo para dizer alguma coisa, mas já sinto que está melhorando”, concluiu. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos que já vem desobstruindo os canais e limpando a cidade. A Secretaria da Saúde aplica durante o dia em pontos onde existem focos o larvicida e a noite o fumacê completa a ação. Abaixo o cronograma da passagem do carro fumacê na próxima semana. O trabalho acontece sempre das 16h às 21h. 
Cronograma: 
17/10- Dom Thomaz
18/10- Sol Levante
19/10- Itaberaba
20/10- Sol Nascente
21/10-João Paulo II
Ascom PMJ

Nenhum comentário: