terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A tradição popular da roda de São Gonçalo atraiu mais de quinhentas pessoas à casa de dona Raimunda e seu Jorge Rocha, na comunidade de Melancia, em Casa Nova,/Ba

MAIS DE QUINHENTAS PESSOAS PRESTIGIAM RODA DE SÃO GONÇALO EM CASA NOVA
A tradição popular da roda de São Gonçalo atraiu mais de quinhentas pessoas à casa de dona Raimunda e seu Jorge Rocha, na comunidade de Melancia, em Casa Nova, no último domingo 26. A primeira das doze voltas que formam a dança começou antes das oito da manhã, depois de um reforçado café sertanejo, à base de cuscuz e sarapatel.  A roda só acabou perto das cinco da tarde.  
Como reza a tradição, a dança em homenagem ao santo português foi para pagar uma promessa feita pela mãe de dona Georgina Ferreira Rocha. “Minha mãe teve um filho que sumiu por 33 anos, o que fez ela se apegar ao santo, a quem era devota, e prometer que se meu irmão voltasse, faria uma roda de São Gonçalo. Meu irmão voltou, porém, minha mãe não pôde pagar a promessa porque teve um problema de saúde e veio a falecer. Por isso nós estamos aqui realizando essa promessa hoje”, explicou. 
Veterana em rodas de São Gonçalo, Dona Georgina, de 76 anos completos ontem, diz que perdeu a conta de quantas já participou. E essa tradição que anima senhoras como Dona Georgina também contagia os jovens. Um exemplo é a adolescente Lívia Souza, de 11 anos. “Eu já participei de umas três rodas. Eu gosto e meu pai canta durante as danças”. São Gonçalo viveu em Portugal no século 12. Após sua morte, passou a ser padroeiro dos violeiros, além de casamenteiro. O primeiro registro de uma roda de São Gonçalo na Bahia data de 1718.
CPT Juazeiro

Nenhum comentário: