segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

NOTICIAS DAS BASES: SERVIDORES DOS CORREIOS ESTÃO EM GREVE

CORREIOS EM GREVE
Os trabalhadores dos Correios na Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado sexta-feira (31). A decisão foi tomada durante assembleia da categoria realizada pelo SINCOTELBA (Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia) na noite da quinta-feira (30), na sede da entidade, em Matatu de Brotas. Centenas de trabalhadores atenderam à convocação.
O movimento paredista é em protesto a quebra de acordo da estatal referente a manutenção do atual plano de saúde (Correios Saúde) dos servidores, determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho, e também pela revisão do PCCS 2008 (Plano de Cargos, Carreiras e Salários), já que sua aplicação literal provoca enormes injustiças aos trabalhadores. Na manhã do primeiro dia de greve os servidores realizaram um protesto em frente ao prédio central dos Correios, na Pituba. A mobilização se estendeu por todo o estado.
Entenda o caso:
Na última campanha salarial julgada pelo TST a Justiça decidiu manter na íntegra a cláusula 11 do acórdão vigente, que assegura a continuidade do benefício garantindo todos os direitos atuais da categoria e seus dependentes. O ministro também determinou que a empresa continuasse como gestora do Correios Saúde. No entanto, a estatal divulgou recentemente um boletim técnico informando aos funcionários a mudança do convênio para Postal Saúde, e avisando-os que eles terão até 180 dias para solicitar o novo cartão de identificação.
Desde que iniciou o processo de modificação a empresa tem descredenciado importantes hospitais e centros médicos, dificultando o atendimento aos servidores. “Eles tentam nos convencer de que está com problema no credenciamento, mas a categoria acredita que se refere a uma ação de boicote aos Correios Saúde. Uma forma velada de tentar terceirizar o benefício, como sabemos que pretendem”, revela a presidente do SINCOTELBA Simone Soares Lopes. Já na questão do PCCS são citados problemas em relação à ilegalidade do cargo amplo, ao programa de incentivo escolar, reenquadramento dos técnicos administrativos, progressões, enquadramento automático, extinção de cargo de motorista (atividade-fim) e adicionais deferidos aos trabalhadores.
Em Juazeiro, a adesão é de cem por cento dos trabalhadores, segundo informou o diretor do sindicato Márcio Góes. 

Nenhum comentário: