quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Os 10 dias de carnaval de Juazeiro da Bahia terra da corrupção e das muriçocas acabou os corruptos quis me fazer de idiota.




O CARNAVAL ACABOU... E AGORA?

É hora de todos tirarem a máscara!
Pronto! O Carnaval já se foi! Com muito “samba”,  dançarinos, mascarados, quanto riso, quanta alegria, mais de mil palhaços no salão! Um palhaço quis me fazer de idiota.
O Carnaval acabou! Nestes 10 dias de folia carnavalesca ( dez dias mesmo), viu-se  muita coisa; houve de tudo um pouco; um pouco de tudo; muito pouco de alguma coisa! Muitas máscaras,  foliões, forró, muita gente bonita, amores, erotismo e talvez muitas tristezas  fantasiadas de alegria. Muita gente nos salões de beleza para mostrar um novo look, repórteres fotográficos dando os cliques finais mostrando a beleza da mulher e  irreverência das “poderosas”, enfim, vale a pena “Recordar é Viver”.
Pois é! É carnaval. Uma cena vai ficar gravada em mim para o resto da vida, meninos eu vi e o vento levou.
Lembro-me de ter visto um cadeirante seguindo um trio elétrico na rua, vi, impressionado, um passista dançando alegremente com uma muleta, vi o show do folião, o ambulante com seu inseparável isopor e o espetinho de “gato” foi o vilão, vi o camarote do Marcão que homenageou Ivete com seu “Carro Velho” em alto estilo. Várias “feijoadas e buchadas” foram oferecidas para restabelecer as “baterias”. Vi a Escola de Samba Cacumbu e outras escolas de samba e alguns blocos alternativos retornarem com brilho à avenida. Vi várias atrações nos blocos de trio e corda levando sua musicalidade. Vi jornalistas sempre ávidos por mais notícias, uma cobertura perfeita. Vi as Policias Civil, Militar e a Guarda Municipal sempre espertas coibindo os anarquistas
Confesso que nunca me senti tão bem por estar em um ambiente de alegria, de sorrisos tão espontâneos, de olhos tão brilhantes, de inclusão tão aberta e de felicidade tão esperada, tão desejada e ao mesmo tempo tão simples...
Vi sorrisos, sorrisos por tanto tempo abafados pela falta... Falta de cidadania, falta de inclusão, falta de direitos, falta de assistência, falta de acessibilidade, falta de compreensão, falta de amor... O carnaval acabou, que pena! O carnaval acabou: é tempo para um outro tempo…
É tempo, de tirar a máscara; é tempo de voltarmos ao nosso dia a dia.
 Ah! Os bancos abriram por volta do meio dia. E aquele amontoado de contas para pagar hein?
Para alguns foliões a segunda feira (pois é aqui o carnaval é antecipado) dá aquele frio no estomago, alguns gostariam que o carnaval nunca acabasse. É, mas a realidade esta ai.
Quanta festa, quanta alegria, e agora? A tristeza volta a bater no coração desses foliões. Alguns até perderam algum ente querido em acidente ou que sabe até assassinado.
Hoje todos são convidados a arrancar a máscara… Fazer as contas e encarar a realidade.
É tempo de sermos nós mesmos… É tempo de parar e refletir! E ai, valeu a pena?
O Carnaval ano 100,  acabou…
O Carnaval já passou. E Agora?
Valterlino Pimentel (Pinguim) com adaptações do texto de Constantino Neto

Nenhum comentário: