terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

RAINHA DAS ÁGUAS YEMANJÁ RECEBE OFERENDAS ÀS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

IEMANJÁ RECEBE OFERENDAS ÀS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

Devotos vão ao Rio São Francisco homenagear Iemanjá


Pessoas de diferentes religiões se reuniram às margens do Rio São Francisco neste domingo (02), para fazer oferendas à Iemanjá, no candomblé conhecida como a rainha das águas. A data é tradicional na religião de origem africana. Nas homenagens, flores, alimentos e adereços eram oferecidos à deusa do mar.

Barcos levavam pessoas para expressarem sua fé no meio do rio enquanto muitos adeptos cantavam e dançavam em comemoração. A dona de casa, Cátia Regina, de 47 anos, é católica, mas afirma que há mais de 10 anos vai prestar homenagens à Iemanjá. “Não deixo de vir nenhum ano, pois sempre que peço alguma coisa a ela, alcanço”, disse a devota.

“Este ano já joguei perfume, brinco e espumante. Sempre trago alguma coisa para presentear a rainha do mar”, ressaltou Regina.

Flávio Junior da Silva Santos é babalorixá, líder de um dos terreiros de candomblé. Ele ressalta que Iemanjá é, na sua religião, a centralização de tudo em sua vida. Há 19 anos ele participa dos festejos à deusa. ” Este é um momento de renovar as energias positivas”, disse o babalorixá.

Outro ‘pai de santo’ presente nas comemorações foi Jorge Rodrigues Barbosa. Há mais de 30 anos ele participa dos festejos. “Homenagear Iemanjá é fazer o mesmo com todos os outros orixás”, destacou Jorge.

Os festejos começaram às 5h deste domingo. Em Petrolina, mais de 340 terreiros de candomblé participam do cortejo.

Nenhum comentário: