Os governos rotulam o ensino público como de primeira, alguns chegam a fazer comparativos referentes às décadas passadas, mas infelizmente este discurso é típico da classe dominante, enquanto isso, convivemos com a triste realidade da ‘EDUCAÇÃO’, que é de terceira qualidade.
Quando o aluno vai bem, mérito dele, quando ele vai mal, problema do professor que não soube ensinar. A educação desde os seus primórdios têm servido para transmitir uma ideologia da classe dominante, portanto, é papel do professor como formador de opinião desconstruir este discurso hegemônico.
Transformar o discurso em prática será o desafio dos gestores da educação, seja nos municípios, estados ou nos gabinetes do Ministério da Educação (MEC). Segundo Paulo Freire “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
Enquanto isso, convivemos com o piso salarial nacional do magistério, que atualmente é de R$ 1.567 para o professor que trabalha às 40 horas, a questão parece ser mais política que vontade em transformar a educação num ensino de primeira qualidade.
A realidade é que os governos priorizam mais os cargos comissionados, contratos, apadrinhamento, primeiro escalão. Realiza poucos concursos, e quando isso acontece, não prioriza as funções de Serviços Gerais, agente de portaria, merendeira, além de disponibilizar poucas vagas. Fica a brecha de colocar os contratos de serviços, que serve de moeda de troca de voto.
Porque educação de segunda? Os melhores salários são da Presidente da República, dos ministros, governadores, deputados, prefeitos, secretários vereadores e e.t.c.
Enfim, para universalizar o ensino público no país, o Brasil precisa fazer o básico: tratar a educação com respeito para transforma-la em qualidade, respeitar o professor como um profissional que trabalha muito, e faz-se necessário o devido valor e reconhecimento da sua profissão.
Agnaldo José de Souza- Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB.
|
Fale conôsco:Email: a-voz-da-caatinga@hotmail.com/ CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA. ESTUDAR ORGANIZAR E CRIAR O PODER POPULAR.. Saiba tudo: Leia: A VOZ DA CAATINGA O Milagre da noticias. Acesse Aqui: http://carlossena210.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário