segunda-feira, 25 de maio de 2015

A paz não chegará com mais bombas, mas parando a guerra

imagem

Pronunciamento

A partir do movimento político e social Marcha Patriótica, expressamos nosso repúdio e sentimento de dor ante a morte de 26 colombianos no departamento de Cauca, produto de um bombardeio traiçoeiro, decidido pelo presidente da República Juan Manuel Santos Calderón. Insistimos em que não deve morrer nenhum colombiano mais, enquanto se fala de paz.
É importante assinalar que este bombardeio se deu em meio ao cessar-fogo unilateral, decretado pelas FARC-EP desde 20 de dezembro de 2014 que, tal como constataram diversas instituições e organizações, contribuiu não apenas com a diminuição do conflito, mas também na geração de múltiplos benefícios econômicos e sociais para as comunidades rurais e para o conjunto do país.
É lamentável que o governo nacional não tenha dado uma verdadeira resposta de paz a este importante gesto, já que como o demonstra o informe da frente ampla pela paz, as forças armadas oficiais tinham empreendido 55 ações ofensivas durante a trégua unilateral tendo como resultado muitas destas ações a morte de líderes insurgentes.
Não compartilhamos a falsa premissa de que para acelerar os diálogos e alcançar a paz é necessário aprofundar a guerra. Dita lógica é a que alimentou o conflito durante mais de 50 anos. Pelo contrario, insistimos que a paz não chegará com mais bombas, mas sim parando a guerra e concretizando acordos que solucionem as causas que deram origem ao conflito social político e armado. É por isso que insistimos em que as partes da mesa não interrompam o diálogo e que acordem urgentemente um cessar-fogo bilateral.
Fazemos um chamado ao conjunto da sociedade colombiana e à comunidade internacional para que empreenda urgentemente uma grande campanha que coloque no centro a vida, a necessidade da paz e que ajude a parar a guerra, uma campanha que impeça que a minoria que se beneficia política e economicamente da guerra se imponha à maioria dos colombianos; uma campanha que, nos campos e cidades, permita nos encontrarmos, reconciliarmos e dizer conjuntamente:
“Pela vida e pela paz: Cessar-fogo bilateral já”.
Junta Patriótica Nacional

Movimento político e social Marcha Patriótica
22 de maio de 2015
Tradução: Partido Comunista Brasileiro

Nenhum comentário: