segunda-feira, 19 de março de 2012

Acontece: No próximo dia 24, às 15 horas, na Sala 12 do Departamento de Ciências Humanas - DCH III, Jorge Gonçalves dos Santos, graduando em Jornalismo em Multimeios estará na defesa de um dos Trabalhos de Conclusão de Curso mais originais dos novos tempos da Universidade do Estado da Bahia UNEB em Juazeiro. "Ardente Sabor da Cultura – Cachiando em Uauá, Juazeiro e Pilão Arcado" é um livro-reportagem que traz a cachaça como um elemento cultural do Brasil.


Graduando de jornalismo em multimeios defende TCC sobre a “Cachaça

No próximo dia 24, às 15 horas, na Sala 12 do Departamento de Ciências Humanas - DCH III, Jorge Gonçalves dos Santos, graduando em Jornalismo em Multimeios estará na defesa de um dos Trabalhos de Conclusão de Curso mais originais dos novos tempos da Universidade do Estado da Bahia UNEB em Juazeiro. "Ardente Sabor da Cultura – Cachiando em Uauá, Juazeiro e Pilão Arcado" é um livro-reportagem que traz a cachaça como um elemento cultural do Brasil.
Nesse aspecto, conta um pouca da história dessa peculiar bebida, amada e rejeitada por muita gente. Além disso, relata histórias vividas por “cachaceiros” nordestinos, baianos e são franciscanos que produziram, produzem e gostam de beber a “danada” em três cidades do Sertão do São Francisco - BA.  É por meio de gente simples de Uauá, Juazeiro e Pilão Arcado que a tão amada e repudiada branquinha – “a água que passarinho não bebe”, “ardosa”, “birita”, “goró”, “melopréia”, “remédio”, “preciosa”, “teimosa”, “veneno tropical”, “xarope dos bebos” - é apresentada. Contudo, nele também é discutido o alcoolismo, uma das consequências do consumo excessivo da bebida, e outras determinantes culturais que têm colocado a bebida em lugar desprivilegiado na sociedade.
BANCA AVALIADORA: Márcia Guena (orientadora), Odomaria Rosa Bandeira Macedo (Profª Mestra em Sociologia) e José Sebastião Menezes da Silva (Jornalista e Profº Especialista no Ensino da Comunicação).
Foto meramente ilustrativa

Nenhum comentário: