segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Informe Técnico Ambiental: Cotas do Lago de Sobradinho registra pior índice dos últimos sete anos


Cotas do Lago de Sobradinho registra pior índice dos últimos sete anos


Sobradinho barragem 300x199 Lago de Sobradinho registra pior índice dos últimos sete anosOs dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que o volume de água de Sobradinho caiu abaixo dos 20% de sua capacidade.
O maior reservatório de água do País em área alagada registrou nesta sexta-feira (7), o seu pior índice de acúmulo de água dos últimos sete anos.
Com 19,62% de sua capacidade máxima de armazenamento, o reservatório se aproxima do índice registrado em novembro de 2008, quando chegou à marca de 18,77%.
Construído 40 anos atrás no Rio São Francisco, na Bahia, o Lago de Sobradinho colocou debaixo d’água 4,2 mil km2, área equivalente à de seis capitais somadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.
O reservatório tem cerca de 320 km de extensão, com capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos de água. Além do abastecimento de água, a represa de Sobradinho é responsável por 58% do consumo de energia do Nordeste, região que hoje tem à disposição apenas 14,62% da capacidade total de seus reservatórios.

Nenhum comentário: