quarta-feira, 20 de maio de 2015

Livro Faculdade de Direito‏: Professor de Direito da Universidade Federal da Bahia, Júlio Rocha, lança nessa quarta-feira (dia 20), às 19h30, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFBA.


Email: Enviado a nossa redação informa que o Professor de Direito da Universidade Federal da Bahia, Júlio Rocha, lança nessa quarta-feira (dia 20), às 19h30, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFBA.
 A obra aborda o processo e sujeitos históricos que foram determinantes para a criação da Faculdade de Direito da Bahia, analisa as condições políticas do início da República, a Reforma Benjamim Constant e o processo de criação das Faculdades Livres. Faz ainda reflexão sobre as condições históricas que possibilitaram o surgimento da Faculdade da Bahia em 1891, no final do século XIX, suas primeiras turmas, direção, congregação, revista da Faculdade de Direito e fatos marcantes, como o Manifesto dos Estudantes da Faculdade de Direito contra o massacre das forças armadas aos conselheiristas na Guerra de Canudos (1897).
 “Este é um trabalho sobre nossa faculdade e sobre vários protagonistas que fizeram dela a primeira Faculdade da República em 1891. É também um tributo a uma construção coletiva nos 124 anos da Faculdade de Direito da UFBA”, sintetiza o autor.
 Julio Cesar de Sá da Rocha é professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, vice-diretor eleito da FDUFBA (2013-2017), possui Mestrado (PUC São Paulo, 1998) e Doutorado em Direito (PUC São Paulo, 2001), pós-doutorado em Antropologia (UFBA, 2012), professor concursado de História do Direito e Sociologia Jurídica da FDUFBA e do Programa de pós-graduação em Direito da UFBA (Mestrado e Doutorado). Também é Vvce-coordenador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da UFBA (MPSPJC), da Law and Society Association (LSA, EUA) e coordenador da Comissão de Memória e Verdade Eduardo Collier Filho e do Laboratório de História do Direito da FDUFBA. 

Nenhum comentário: