terça-feira, 30 de setembro de 2014

Informe Técnico Ambiental: Fruto do Umbu entra na lista de extinção

Umbu entra na lista de alimentos que podem ser extintos, segundo fundação

umbu Umbu entra na lista de alimentos que podem ser extintos, segundo fundaçãoUm fruto típico do semiárido nordestino pode estar com os dias contados: o umbu.
A prolongada os desmatamentos em área de reserva legal sem autorização dos orgaos competentes praticadas pelos usineiros e o agronegócios na região do bioma caatinga e dura estiagem – uma das piores registradas nas últimas quatro décadas – tem sido um dos fatores que colocaram o umbu (ou imbu, como também é conhecido) na lista de alimentos ameaçados de extinção, segundo a fundação Slow Food.
Mas não é apenas a seca o único algoz do umbu. A produção do fruto no sertão esbarra na criação de caprinos, que vem ganhando força. E bode adora umbu.
Tanto é que em Uauá, no norte da Bahia, por exemplo, onde a produção de umbu é uma das maiores do país, o rebanho caprino – pasmem – é seis vezes maior que a população do município. Foi preciso inclusive cercar os umbuzeiros para evitar a aproximação dos animais, que comem inclusive os brotos da árvore. Mas ficam as expectativas de que um dos frutos mais emblemáticos da região se perpetue para continuar brindando o sertanejo com o seu sabor indefectível – além dos produtos que tem gerado bons negócios para os pequenos produtores. (Foto: Xavier Bartaburu)

Nenhum comentário: