quinta-feira, 9 de outubro de 2014

INFORME TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: RESGATE DA VEGETAÇÃO NATIVA DO BIOMA CAATINGA É REALIZADA EM EXPEDIÇÃO NA BR-235/BA

INFORME
As ações de monitoramento e regaste fazem parte do Programa de Proteção à Flora, que compõe a Gestão Ambiental da implantação e pavimentação dos 283 km da rodovia em obra. Um inventário florestal também foi realizado.
Biólogos e engenheiros ambientais fizeram expedições de rotina, durante o mês de Setembro, nos quatro lotes em obra da BR-235/BA. A ação integra o Programa de Proteção à Flora, que busca minimizar os impactos gerados pelas operações nos trechos rodoviários, visando garantir a preservação da biodiversidade dos ecossistemas da região. A atividade de resgate de elementos representativos da flora local é um dos serviços da Gestão Ambiental da via, firmada entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal De Viçosa (UFV).
A equipe percorreu pelas regiões dos municípios de Jeremoabo, Uauá e Juazeiro, além da área conservada da Estação Biológica de Canudos. Após os regastes, os vegetais encontrados no segmento 1 (trecho entre a divisa de Sergipe com Bahia e a cidade de Canché) foram encaminhados para o viveiro do projeto Mata Branca, em Jeremoabo. Já os recolhidos no segmento 2 (trecho entre a cidade de Uauá e a divisa da Bahia com Pernambuco) foram levados para a Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Caraça (COOPERCUC).
A expedição ainda realizou um inventário florestal. De Carira (SE) a Juazeiro (BA), foi amostrado um total de 5.045 indivíduos arbóreo-arbustivos, pertencentes a 25 famílias, 37 gêneros e 116 espécies. As famílias mais encontradas foram Fabaceae (ex: Sussuarana e Sucupira Brava), Euphorbiaceace (ex: Mandioca Brava e Maniçoba) e Malvaceae (ex: Imbiruçu e Malvarisco Preto). O documento conta ainda que plaquetas de indetificação foram colocadas em vegetais para o monitoramento mensal, além de coletadas amostras para identificação taxonômica, que classifica os seres vivos em grupos, e herborização, processo que extrai informações sobre as plantas.
A implantação e pavimentação da BR -235/BA facilitará o acesso e a integração entre o litoral sergipano com regiões densamente povoadas do interior do norte-nordeste brasileiro, como o polo de Juazeiro-Petrolina. Os serviços a serem executados obedecerão aos preceitos do desenvolvimento sustentável e princípios estabelecidos na Política Ambiental do Ministério dos Transportes, bem como à legislação e normas ambientais vigentes.

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA Fotos Divulgação/Gestão Ambiental

Nenhum comentário: