quinta-feira, 6 de novembro de 2014

VEJA AS IMAGENS: RIO SÃO FRANCISCO AGONIZA E PREFEITO DE JUAZEIRO/BAHIA ISAAC CARVALHO LANÇA ESGOTOS DEJETOS DIRETO NA BACIA HIDROGRÁFICA

VELHO CHICO VIVE SITUAÇÃO DRAMÁTICA

Rio São Francisco acumula bancos de areia em trecho da Bahia

No Nordeste brasileiro, no trecho que corta a Bahia, o rio São Francisco acumula bancos de areia, na pior seca dos últimos cem anos.

O transporte de grãos pelo rio foi interrompido. A hidrovia baiana, entre Ibotirama e Juazeiro, há três meses parou de funcionar. Tem sido muito difícil navegar em águas rasas.

As balsas que fazem a travessia de carros são as que mais encalham.

Na região do médio São Francisco, entre a divisa da Bahia com Minas até o município de Xique-Xique, surgiram enormes bancos de areia no leito do rio. Em um, por exemplo, dá até para apostar corrida de cavalos.

Nos períodos anteriores de seca, a profundidade nesta área chegava a dois metros no mínimo. Agora, a gente consegue atravessar o São Francisco com água abaixo do joelho. E, mesmo assim, porque abriram um canal para abastecer a cidade.

É de um pequeno poço que os motores bombeiam água para os moradores. O pescador Sefas Santos diz que nunca viu o rio tão distante do cais.

O lago de Sobradinho, o maior do rio, já secou 80%. Comunidades como o povoado de Piçarrão, que ficava perto da represa, agora estão a oito quilômetros. O abastecimento é feito por caminhões pipa. Mas para ter água em casa tem que pagar.

“Tem dia que a gente vê a carne mas não pode comprar porque tem que comprar água”, conta a dona de casa Roberta Ferreira.

O Velho Chico que não conta com a ajuda nem de sua nascente tradicional, na Serra da Canastra, em Minas, nem da grande maioria de seus afluentes, chega sem nenhuma força ao Oceano Atlântico. Em vez de empurrar o mar como antes, agora se deixa invadir pelas águas salgadas.
Imagens: exclusivas mostra canal a céu aberto no bairro Alto do Cruzeiro cidade de Juazeiro/Bahia sendo lançado diretamente na bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

Ainda sofre com lançamentos de esgotos, dejetos, lixos e outros poluentes  a céu aberto.
Texto e imagens Alterado.

Do Jornal Nacional/TV Globo

Nenhum comentário: