O Lomanto Junior é o retrato de uma comunidade de pessoas simpáticas e acolhedoras que fizeram da mobilização social um instrumento de conquistas, transformação e desenvolvimento do bairro.
Ao percorrer as ruas do Lomanto Junior, é fácil perceber os frutos brotados da luta dos moradores. O bairro dispõe de escolas, tanto da rede pública quanto particular, posto policial, hoje desativado, uma praça, que precisa de reforma, ruas pavimentadas, redes de água e de iluminação completas, saneamento, centro comunitário, igrejas, avenida com comércio pujante, serviço satisfatório de coleta de lixo, e, também, respeitabilidade política, dificilmente vista em outras comunidades, haja vista, o bairro Lomanto Junior já serviu a cidade de Juazeiro, através de personalidades políticas na Câmara de Vereadores a exemplo de: Sargento Macário, Marly Carvalho e o vereador Mitonho Vargas, este exercendo seu segundo mandato.
Diante dessa retrospectiva, pode-se até supor que o Lomanto Junior não precisa de mais nada.No entanto, a realidade é bem diferente. A luta dos Clubes de Jovens e de Mães, da associação de moradores e de líderes políticos tem sido importante e tem consolidado conquistas que influenciaram na qualidade de vida na comunidade—embora isso não seja suficiente para contemplar as expectativas da população.
Essa certeza, comprovada em mais uma visita feita pelo vereador Zé Carlos Medeiros, nos dias 02 e 03 de abril, diagnosticou, que, além dos vários problemas, os moradores ainda esperam algum tipo de serviço ou obra do atual prefeito, porque o que já existe no bairro são realizações de administrações anteriores.
E, verificando que nem tudo são flores no bairro Lomanto Junior, o vereador Medeiros pôde constatar novamente o total abandono em que se encontra o Loteamento Eldorado, também parte do bairro. Conforme os moradores, “ali mais parece que passou um tsunami”. As ruas estão intrafegáveis, cheias de buracos, lama, lixo e muito mato. A área não dispõe de calçamento e a rede de iluminação não se ajusta às reais necessidades do loteamento. Além disso, há presença de focos de larvas do Aedes aegypti, conhecido como Mosquito da Dengue, em diversas partes do local, além da existência de denso matagal que põe em risco a segurança dos moradores.
No geral, o que se pode perceber entre os moradores é um sentimento generalizado de que o Lomanto Junior conta com uma infraestrutura razoável se comparado a muitas comunidades de Juazeiro, mas poderia estar melhor. SE a prefeitura cuidasse melhor dando manutenção o que lá existe, SE reformasse a Praça João Macário; SE reativasse o posto policial, SE concretassem a lateral da Banca e construísse a passagem molhada no canal situado na Travessa Lomanto Júnior que dá acesso ao Alto do Cruzeiro; SE aterrasse a margem do canal atrás da Rua Zero; SE mantivesse a capina, a iluminação e o combate às muriçocas sempre regulares; SE calçasse as ruas do Loteamento Eldorado; SE construísse redutores de velocidade nas ruas do bairro e na Avenida Luis Inácio Lula da Silva, e do mesmo modo, SE construíssem e urbanizassem, por definitivo, o canal que margeia a comunidade, por trás da Rua Zero... Certamente se essas ações tornassem realidade, a vida dos moradores seria bem melhor.
Medeiros gostaria de resolver todos os problemas constatados na comunidade, no entanto, o dever do vereador é cobrar, a obrigação de fazer é do prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário