O fotógrafo Franz Tagore nascido na cidade de Petrolina e crescido na cidade de Uauá, realizou no último final de semana na Áustria mais uma proeza. Robson como é conhecido regionalmente escalou durante três dias nos Alpes umas das mais belas e altas montanhas da Europa. Juntamente com seu amigo alemão Erwin Gross (que já morou em Juazeiro e em Uauá por cinco anos) subiu a Tennengebirge desafiando frio, deslizamento de pedras e outros males das grandes altitudes.
Depois de alcançados dois mil metros de altura foi muito difícil continuar, pois havia muita neve e perigos como desmoronamento de pedras. Alguns locais do caminho tinham inclinação de 78% e sessenta centímetros de neve sobre o solo. Outra dificuldade vencida foi acampar e dormi numa temperatura de quatro graus negativos(como dormi dentro duma geladeira). Isto só foi possível com sacos térmicos especiais para esse tipo de temperatura. O primeiro dia foi de muita chuva, mochilas cheias de equipamentos e de comida. O caminho enlameado e deslizante ajudou para o cansaço do organismo deles.
O primeiro acampamento aconteceu na altura de 1.400 (mil e quatrocentos) metros. O segundo teria de ser acima dos 2.000 (dois mil) metros, pois não havia uma estrutura para acampar mais próxima. O topo foi alcançado no domingo, um sentimento muito forte de conquista e obstinação, quase 3.000 (três mil) metros de altura. Uma conquista maravilhosa. O fotografo Franz Tagore escalou ano passado o famoso Macchu Picchu e algumas montanhas dos Andes peruanos (América do Sul). Agora chegou ao pico da Tennengebirge nos Alpes (Europa) e no ano que vem será a vez da África na costa leste em Moçambique.
Suas expedições têm como objetivo principal a busca de novas fotografias, novos olhares sobre o mundo. Ele acredita que é possível viver e trabalhar fazendo o que se gosta.. Neste caso viajando e fotografando. Depois vendendo as fotos em exposições, para jornais e revistas. O dinheiro arrecadado com as vendas de suas fotografias é convertido em novas viagens e equipamentos. No mês de setembro de 2011 ele estará realizando exposições fotográficas no Sertão baiano e em outras cidades do Brasil.
Vitor Lobo Umbuzada.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário