segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dicas de beleza saiba como prevenir a celulite


O inverno está chegando ao fim e muitas pessoas já começam a se preparar para o verão. Mas antes disso, na primavera, as roupas começam a ficar mais leves e os corpos estarão mais a mostra. É nessa hora que muitas mulheres sofrem com um verdadeiro pesadelo: a celulite. Para ajudar a esclarecer alguns mitos e verdades sobre o tema, o Portal da Band ouviu especialistas e destaca dicas para se livrar dos indesejáveis furinhos na pele.

Primeiramente, o que deve ficar claro é que a celulite não é gordura e, sim, uma alteração crônica no funcionamento das células de gorduras. Para a estudante Aline Alves, 19 anos, a celulite nunca vai ter cura, mas, segundo ela vale todo sacrifício para ter uma pele lisinha. "Gasto todo o meu dinheiro em tratamentos estéticos, cremes e o que for tudo, na tentativa de me livrar disso", afirma.

Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dayana Volpato Tha, a celulite é essencialmente feminina e nenhuma mulher em condições fisiológicas normais é 100% livre dela. Mas isso não quer dizer que os homens estejam imunes. Confira abaixo as respostas da especialista sobre os mitos e verdades da celulite:

Como se previne a celulite e quais alimentos ou atitudes podem evitá-las?Dayana: Fatores comportamentais irão influenciar, e muito, na piora da celulite, entre eles: o sedentarismo; permanecer longos períodos na mesma posição; consumir excesso de açúcar e alimentos gordurosos; excesso de sal contribui para a retenção de líquidos; a baixa ingestão de água e fibras dificulta o funcionamento intestinal; o consumo de álcool e o tabagismo.

Portanto, para evitar a celulite, é preciso deixar de lado o sedentarismo e o cigarro, e iniciar uma dieta rica em fibras e proteínas e livre de carboidratos e gorduras. Tomar bastante água e bebidas que contenham cafeína também pode ajudar.

+ Todos os graus de celulite podem ser tratados?A celulite é classificada em quatro graus. Com os recursos da medicina atual, todos eles podem ser tratados.

+ Quais tratamentos são mais indicados para eliminar a celulite? O tratamento é indicado de acordo com a classificação da celulite. Pode ser fisioterápico: drenagem linfática, endermologia e  exercícios localizados. Todos visam diminuir a estase venosa, melhorando a circulação local e aumentando o tônus muscular. Funciona muito bem para os casos mais leves de celulite.

Já para os casos mais severos, podem ser utilizados tratamentos cirúrgicos que consistem no descolamento dos septos fibrosos que fazem a tração da pele na celulite dando a ela um espectro deprimido, realizado sob anestesia. Atualmente, existe a opção dos preenchedores cutâneos, que são substâncias à base de ácido hialurônico que devem ser injetados no tecido subcutâneo abaixo da celulite no intuito de preencher a depressão causada na pele.

E, o que está muito na moda hoje em dia são os equipamentos que possuem tecnologia de radiofrequência que tem como objetivo reorganizar as fibras de colágeno da pele profundamente e assim melhorar o relevo cutâneo - o que melhora o aspecto de "casca de laranja" que a celulite causa.

Em suma, todos exigem disciplina e apresentam melhores resultados em quem pratica esportes e tem hábitos de vida saudáveis. Para celulites de graus avançados, devem ser associados com métodos cirúrgicos ou preenchimento.

+ Após os tratamentos a celulite pode voltar? Como evitar que isso aconteça?O tratamento da celulite deve ser contínuo, se descuidar pode voltar. Evitá-la exige muita determinação, como manter uma alimentação balançeada e sair do sedentarismo, além de drenagem linfática semanalmente ou mesmo fazer manutenções mensais com os equipamentos de radiofrequência.

Dicas de prevenção
De acordo com a Monika Brandão, especialista em Dermatologia pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e membro da Academia Americana de Dermatologia, um suco refrescante também pode auxiliar na melhora da celulite. Um bom exemplo é o suco de abacaxi com gengibre, que elimina as toxinas e queima calorias, atenuando os “furinhos indesejados”.

Além disso, Monika também dá outras opções de prevenção e tratamento. Confira abaixo as dicas caseiras para amenizar as marcas da celulite:

Primeiro passo:
 Faça uma esfoliação com sal grosso marinho e óleo de amêndoas – o primeiro remove as células mortas e o segundo amacia e hidrata a pele, com movimentos circulares, durante cinco minutos na área afetada e depois enxágue com água corrente.

Segundo passo: Aplique uma máscara de argila verde (ingredientes: quatro colheres de sopa de argila verde com uma xícara de chá de água filtrada) no local, que ativa a circulação superficial da pele auxiliando no processo de melhora da celulite, e deixe agir por 15 a 20 minutos e retire com água corrente.

Terceiro passo: Aplique um creme redutor de celulite à base de cafeína, que melhora a circulação, coloque um papel filme em volta da área onde o creme foi passado e deixe agir por uma hora. No final, enxágue novamente.

Nenhum comentário: