Dentre as escolas que ficaram abaixo da média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2010, está a Escola Estadual Professora Irene dos Santos, localizada no município baiano de Casa Nova, que obteve o pior resultado no exame. A média alcançada ficou em 455,77.
A escola atende aproximadamente 530 alunos, onde a maioria é de jovens e adultos moradores da zona rural. Além da sede, há outras duas unidades que ficam nos distritos de Luiz Viana, a 90 Km de Casa Nova e em Lagoa do Alegre, a 100 km de distância.
A direção da instituição de ensino informa que a infraestrutura das unidades dificulta o interesse dos alunos, que não dispõem de biblioteca, área de lazer e sala para profressores. No total, são cinco salas para atender todos os alunos. Somente no Ensino Médio, são 200 estudantes divididos nos turnos da manhã e da tarde.
Para diminuir as dificuldades, Elton Silva de Oliveira, diretor da escola Professora Irene dos Santos, criou grupo de leitura, feira de ciências e de cultura. Ele acredita que dessa forma pode aumentar o desempenho dos alunos.
Outra questão importante relacionada ao desempenho dos estudantes é a dificuldade que eles têm em interpretar textos, apesar da boa frequência. A média de idade dos jovens é de 15 e 20 anos. Em grande parte, eles não criam perspectivas de cursar nível superior.
Tribuna da Bahia Imagem da TV São Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário