sábado, 29 de outubro de 2011

Fases” é o tema da exposição do juazeirense Jorge Saraif ' jorginho' uma estrela brilhante reconhecido mundialmente chega a sua terra natal estamos todos felizes com suas obras de artes

Um registro de várias “Fases”, como o próprio artista sugere ao tema, numa referência ao período em que viveu em Portugal (1987 a 2011), trazendo experiências que lhe permitiram aprimorar traços e pinceladas a favor do próprio crescimento perante seu mundo artístico. Uma “Salada Pictórica” define o trabalho do juazeirense Jorge Saraif, que traz para o Museu Regional do São Francisco, toda obra produzida nesses anos em que esteve radicado em Lisboa.
Saraif apresenta na exposição que começou ontem (28), um trabalho marcado principalmente pela pintura de cavalete, na técnica de óleo sobre tela, embora tenha ele incursionado pela aquarela e também experimentado a execução de painéis em azulejo. As produções dos momentos iniciais na Casa Portuguesa, dão à tônica e evidenciam o seu interesse pelo essencialmente humano e crescimento interior de cada um em beneficio de todos. Seu campo de interesse é traduzido através de uma temática variada, rica em alternativas, sustentando-se em um tratamento formal, cuidadoso e crescente apuro técnico, perceptível em cada fase e bloco de obras componentes da presente mostra.
“São quadros de chegada, retratando a paisagem local, os logradouros, as igrejas, os palácios, a beleza, a suntuosidade impactados por uma crítica social velada, sutil, que permeia toda a obra, evidenciando influências e convicções”, revela Saraif. O artista, que no seu processo de criação parte da idéia para esboços rápidos, parcos, mas norteadores durante o manejo do seu trabalho, agrega outros elementos que mudam o rumo ou reafirmam a característica primeira. Essencialmente figurativo, o juazeirense não se furtou a testar a abstração, e traz neste trabalho alguns dos resultados. Outra vertente bastante significativa da sua obra é a feitura de retratos em lápis e também em óleo.
A exposição, que tem o apoio da Prefeitura de Juazeiro, além de revelar o olhar deste artista pelas ruas e vidas de Lisboa, sem dúvida será um convite irrecusável aos olhos dos curiosos, e de todos os apaixonados pela arte em tela. O público poderá conferir o trabalho a partir das 19h desta sexta-feira, e a mostra ficará no Museu até Janeiro de 2012.
Serviço
Exposição Jorge Saraif – “Fases”
Onde: Museu Regional do São Francisco
Abertura: 28 de outubro – às 19h
Horário de funcionamento do Museu: terça a sexta-feira das 8h às 18h; sábado das 8h às 12h e domingo das 16h30 às 20h30

Nenhum comentário: