o exame TERAPEUTA:
Em 1995, escrevi para um jornal de Juazeiro-BA, um pequeno artigo, onde falava da necessidade do país ter apenas dois partidos políticos. Acabaria muito dos “mal feitos” que estão acontecendo sempre e não deixaria o(a) presidente(a) refém de deputados e senadores, membros hoje de 28 partidos políticos. Partido: Organização de direito privado que, no sentido moderno da palavra, pode ser definido como uma "união voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas, organizada e com disciplina, visando a disputa do poder político". Origem: Na Grécia e Roma antigas, dava-se o nome de partido a um grupo de seguidores de uma ideia, doutrina ou pessoa, mas foi só na Inglaterra, no século XVIII, que se criaram pela primeira vez, instituições de direito privado, com o objetivo de congregar partidários de uma ideia política: o partido Whig e o partido Tory.
De fato, a ideia de organizar e dividir os políticos em partidos se alastrou muito, no mundo todo, a partir da segunda metade do século XVIII, e, sobretudo, depois da revolução francesa e da independência dos Estados Unidos. Até porque, a partir daí, a própria percepção da natureza da comunidade política se transforma dramaticamente.
Na prática, hoje, o Brasil está dividido em 28 programas partidários, cada um tentando mostrar para a presidente que faz a obra determinada mas, o que faz mesmo é promover ações para fortalecer as ideias partidárias de cada um alí representado. Neste ano de 2011, passamos por um retrato fiel do que é feito no país: ministros acusados de obtenção ilegal de verbas através de ONGs de seus corrreligionários e quem fica no prejuízo de verdade é o povo e de tabela o nosso País que não cresce mais porque a dinheirama desviada serve apenas para encher o cofre de tais partidos. Podemos ter um sistema de governo com apenas dois partidos, um governando e o perdedor apenas fiscalizando tudo, assim vamos poder viver melhor. Claro que o que governa tem que mostrar competencia para se manter em dia com os eleitores e assim vamos nós rumo ao proximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário