quarta-feira, 21 de março de 2012

Receita do dia: Mariscada Baiana




A dica gastronômica de hoje é essa deliciosa mariscada vinda diretamente de Santo Amaro-BA, que a turma de jornalismo da UFRB, gentilmente cedeu para o Sabor das Ervas. Acompanhem a deliciosa matéria dos jovens talentos do Recôncavo Baiano.
Santo Amaro - uma delícia de cidade
Descubra e se encante pela saborosa culinária afro-litorânea

O Brasil e o mundo sempre conheceram a cidade de Santo Amaro por ser a terra de Caetano Veloso e Maria Bethânia, ícones da música popular brasileira. A mídia, com isso, favoreceu muito a região no meio turístico, mostrando que além de ser o berço do talento dos filhos de Dona Canô, o município localizado no recôncavo baiano também possui uma riqueza de atrativos naturais, históricos e gastronômicos.
Fundada em 1837, a cidade possui uma culinária fortemente marcada pela presença de elementos de origem africana. A 70 km de Salvador, a proximidade do litoral exerce sua considerável influência, frutos do mar, na maioria das vezes, retirados de Acúpe e São Francisco do Conde incrementam o cardápio Santoamarense.
Normalmente com muito azeite de dendê e/ou leite de coco os pratos típicos da região são: anduzada, caldo de mapé, moqueca de peixe, maniçoba, sarapatel, caruru, caldo de gorongolé e mariscos em geral. ?Os pratos mais comuns, preparados com os mariscos de minha barraca são o risoto de camarão, moqueca de peixe e a mariscada? diz Jutair Baraúna, feirante local. Combinações afro-litorâneas formam um apanhado de deliciosas e infinitas possibilidades gastronômicas, atraindo diversos turistas brasileiros de outros sotaques e até estrangeiros em busca da apimentada e irreverente comida baiana.
Degustação
A equipe do ComArt visitou o restaurante ?Frutos do mar? em São Brás, povoado de Santo Amaro. E para conhecer e saborear, entre as muitas opções do cardápio, escolhemos a mariscada, prato que com diversos mariscos e outras delícias do mar se tornou um dos mais famosos atrativos gastronômicos da região. Não tinha lugar melhor para saborear tais iguarias. O restaurante por anos consecutivos ganhou o título de um dos melhores restaurantes brasileiros pelo Guia Quatro rodas (Guia turístico impresso de grande divulgação e repercussão para mochileiros que buscam novas aventuras e planejamentos de viajem).
Acompanhado de arroz, pirão e um saboroso tempero, a mariscada junto à beleza da cidade fez com que a equipe do ComArt fosse pra casa com um gostinho de quero mais.
Ingredientes:
- Camarão, Peixe, Ostra, Sururu (marisco);
- Tariola (marisco), Mexilhões, Siri mole, Siri catado
- Arráia, 3 tomates, 1 cebola, 1 pimentão, Coentro.
Obs: A quantidade colocada de cada fruto do mar pode variar de acordo com suas preferências.
Modo de preparo:
Bata em um liquidificador os tomates, a cebola, o pimentão, o coentro e meia xícara de sumo de limão. Coloque parte do mesmo no fundo de uma panela de barro. Acrescente os frutos do mar sobre o tempero e ponha o restante do molho. Finalize com um pouco de azeite de dendê, leite de coco e sal a gosto em cima do preparado.
Cozinhe em fogo alto por 30 minutos. Após a fervura, sua Mariscada estará pronta para ser servida.
Para harmonizar tão rico prato, optamos pelo Sauvignon Blanc, safra 2000 da Vinicola de santana do Sobrado distrito rural de Casa nova/Bahia.  "Ouro Verde" Um vinho de textura untuosa. Seus aromas expressam notas florais e uma explosão de frutas tropicais. A complexidade proporcionada pela parcela do vinho que estagia em barris de carvalho, faz um harmonioso contraponto com o frescor e elegância expressos em seu toque cítrico. Elegante e surpreendente pela estrutura e persistência.

Nenhum comentário: