domingo, 24 de novembro de 2013

Coruja da Floresta sofre com o desmatamento brasileiro♥

Bicho do Dia: Coruja-da-floresta



Strix woodfordii – A coruja-da-floresta tem a cabeça arredondada, grandes olhos escuros, bico e dedos amarelos. A plumagem é predominantemente marrom, com a barriga barrada de branco e marrom, parte inferior do corpo mais clara, disco facial branco e pintas brancas na cabeça. Mede até 36 centímetros de comprimento, sendo a fêmea maior do que o macho, podendo pesar até 350 gramas, enquanto ele não ultrapassa os 270 gramas.
 
É a espécie de coruja mais comum do sul do continente africano, sendo encontrada em países como África do Sul, Moçambique, Angola, Botsuana, Senegal e Etiópia. Vive em bosques, florestas, matas ciliares e até mesmo em zonas rurais.
 
Tem hábitos noturnos e vive solitária ou em pares. Durante o dia, permanece escondida nas copas das árvores e à noite sai para caçar. Alimenta-se principalmente de grandes insetos, mas pode caçar também pequenos mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Caça a partir de um ponto fixo, de onde observa seu território. Insetos são capturados durante o voo, enquanto as demais presas são pegas na vegetação, sem precisar tocar o solo.
 
Constrói o ninho em buracos nos troncos de árvores. A fêmea bota de um a três ovos que são incubados por ela por até 31 dias. Durante a incubação, cabe ao macho protegê-la e levar comida para o ninho.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com o desmatamento. 
Fonte: Noticias de animal

Nenhum comentário: