TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO PODE SOFRER ATRASO
800 trabalhadores das obras de transposição do Rio São Francisco declararam greve
800 trabalhadores das obras do eixo leste da transposição do Rio São Francisco deflagraram greve nesta quarta-feira.
Os operários protestam contra o que consideram ser demissões indevidas de moradores da região que trabalham na obra e que estariam sendo substituídos por pessoas de outros estados.
De acordo com informações repassadas pelo sindicato que representa a categoria, atualmente o percentual de operários que são da região é de 10%, quando deveria ser de 50%.
Os grevistas pedem ainda pagamento da participação dos lucros e férias vencidas. Esta não é a primeira paralisação deste ano nas obras da transposição. Cerca de 500 funcionários da empresa Mendes Júnior cruzaram os braços depois que receberam a segunda parcela do décimos terceiro salário com 15 dias de atraso.
Há denúncias ainda de que no lote 8 da obra, houve duas mil demissões. Além de falta de combustível, de cimento e de equipamentos da obra. Os cortes de funcionários e do fornecimento do material são relacionados a efeitos da investigação da operação lava jato, que cita a Mendes Júnior no processo.
De acordo com o coordenador do sindicato dos trabalhadores da construção no sertão, Luciano Silva, foi ajuizada uma ação contra a construtora pelo atraso no pagamento do décimo terceiro.
O sindicato afirmou ainda que não há ônibus suficiente para todos os trabalhadores, porque, segundo a instituição, a Mendes Júnior não teria pago a terceirizada que disponibiliza a frota de coletivos para os funcionários da obra da transposição.

Nenhum comentário:
Postar um comentário