domingo, 19 de abril de 2015

Em artigo, comunitária desabafa e denuncia corrupção na saúde em Petrolina e fala sobre mau atendimento no Hospital Universitário: “falta de humanidade”

Hospital Universitário

Mais uma denúncia contra o Hospital Universitário (HU) de Petrolina chega ao Blog. Desta vez, a reclamação é da comunitária, Cynthia Cordeiro, que decidiu escrever um artigo para relatar sua insatisfação com a unidade. Em artigo, Cynthia narra todo o sofrimento de uma paciente que precisou de atendimento no HU e questiona os juramentos feitos pelos profissionais de saúde.
Acompanhem:
Há mais de três semanas, uma paciente com câncer foi internada no Hospital Universitário(Antigo Traumas) e, incrivelmente o descaso para com a Senhora Irene Diniz de Souza extrapolou os limites devido a total falta de humanidade por parte dos responsáveis do referido hospital assim como do próprio corpo médico que ali prestam serviços.
Todos conhecemos a frase: “Enquanto houver vida, existe esperança!” mas, não é assim que funciona no mais importante hospital público de Petrolina-PE, para a paciente citada tudo que dependia desse hospital, tornou-se um verdadeiro suplício e para prosseguir com o tratamento fazia-se necessário uma ressonância magnética e como conseguir realizar esse exame é uma das situações mais envergonhantes de relatar pois, a administração comunicou que estava marcado o dito exame porém, não era verdade e a paciente passou horas de jejum, complicando ainda mais o seu estado de saúde e quando tudo parecia marcado novamente, o que aconteceu? A ambulância estava quebrada.
A família da paciente Irene Diniz de Souza implorou para que o exame fosse realizado e se propôs a pagar uma ambulância particular para fazer o translado mas, não permitiram e mais uma vez a paciente passou outro dia em jejum. Finalmente, foi realizado o exame que, aconteceu graças a ajuda de uma personalidade política da cidade que, foi humano e a pedido da patroa da paciente deu uma palavra para que acontecesse tanto o translado como a realização da ressonância magnética e assim o transtorno acabasse. E, além desse fato a irmã da paciente foi a Procuradoria, buscou órgãos públicos responsáveis pela saúde da nossa cidade enfim, como se já não bastasse o sofrimento da paciente e da família, é preciso mover “céus e terra” para continuar com vida nesse Hospital com tanta fama e que, na realidade não passa de uma propaganda enganosa; onde os médicos que ali fazem estágio e principalmente os formados que fizeram o juramento de Hipócrates, no ato da formatura esquecem do valor que uma vida tem.
Feito o exame, fez-se necessário após a análise do mesmo pelo corpo médico, iniciar sessões de radioterapia que, precisam ser realizadas na nossa capital, Recife e, aí mais uma vez o que aconteceu? Promessas de traslados que nunca aconteciam e, mais uma vez familiares da paciente vão a procura dos meios de comunicação da cidade, precisam ir em busca da própria polícia para tentar acabar com tamanho descaso com a paciente que a essa altura já havia perdido até a fala e se encontrava muito debilitada devido aos constantes vômitos de todo e qualquer alimento ingerido por ela; nem sequer tiveram a “ideia” de alimenta-la através de sonda . Como isso é possível em pleno século XXI? Para onde vão o dinheiro dos nossos impostos? E a história que depois que a Univasf assumiu o Hospital tudo ficaria melhor? Tudo mentira… Mais uma vez foi preciso acudir a uma ajuda política de Petrolina e, assim mesmo quando a viagem aconteceu na última terça-feira, quase a meia noite e que a família pode sentir certo alívio em saber que finalmente o tratamento teria continuidade, o que aconteceu mais uma vez?
Quando chegam em Recife, nada estava marcado no Hospital do Câncer, a paciente no estado debilitado como estava iria voltar em uma longa viagem novamente mas, Deus existe e, a diretora do referido Hospital do Câncer, compadeceu-se do estado da Senhora Irene e permitiu o seu internamento. Mais uma vez comprovado o descaso e a falta de humanidade, então através deste relato peço, ou melhor imploro a população de Petrolina que não deixem que situações como essa persistam e acabem com as esperanças de muitas pessoas que infelizmente precisam do Hospital Universitário Doutor Washington Antônio de Barros(Antigo traumas).
Obrigada pela oportunidade – Cynthia Cordeiro

Nenhum comentário: