quarta-feira, 6 de maio de 2015

Revolução de Canudos: Morre Um dos últimos parentes de Antônio Conselheiro no Ceará por Bruna Castelo Branco

por Bruna Castelo Branco

Um dos últimos parentes de Antônio Conselheiro morre no Ceará
Foto: Arquivo Sistema Maior de Comunicação
Um dos últimos parentes de Antônio Conselheiro, religioso messiânico que criou um sistema alternativo de vida no atual município de Canudos, na região do Sertão do Francisco, morreu no fim da noite da última segunda-feira (4). Manoel Marcílio Maciel, de 77 anos, estava internado no Hospital Regional Dr. Pontes Neto, em Quixeramobim, no Ceará. Marcílio Maciel sofreu uma queda no último sábado (2), e foi levado para o centro médico por vizinhos. O velório foi realizado no estado do Ceará, às 17h da segunda feira.

A Revista Ilustrada, veículo de propaganda republicana durante o Império, retratava Conselheiro de forma caricatural, tentando "barrar" a República / Foto: Arquivo
Manoel Marcílio Maciel, pescador e agricultor, ficou conhecido a partir das rememorações da Guerra de Canudos, ocorrida entre 1893-1897, a qual o primo Antônio Maciel, imortalizado como “Conselheiro”, foi protagonista. Em 1997, o documentário "Paixão e Guerra no Sertão de Canudos", dirigido pelo baiano Antônio Olavo, fez com que vizinhos despertassem a atenção para as histórias e memórias de Marcílio. Em 2012, ele recebeu da Câmara Municipal de Quixeramobim a "Comenda Antônio Conselheiro", entregue durante uma solenidade na Casa Antônio Conselheiro, no mesmo município. Ainda no mesmo ano, Marcílio Maciel gravou uma série de depoimentos sobre a história da guerra para a exposição do Conselheiro Vivo, acontecida em 2013.

Nenhum comentário: