quarta-feira, 10 de junho de 2015

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente uma exposição fotográfica sobre o bioma caatinga está sendo realizada na 6ª superintendência regional da Codevasf, sediada em Juazeiro-BA


Ascom Codevasf 6 SR Fotos: CodevasfBA/divulgação
Em comemoração a Semana do Meio Ambiente uma exposição fotográfica sobre o bioma caatinga está sendo realizada na 6ª superintendência regional da Codevasf, sediada em Juazeiro-BA. A iniciativa é da Gerência Regional de Revitalização, através da Unidade de Meio Ambiente (GRR/UMA) e exibe diversas imagens desse sistema ambiental, destacando principalmente a fauna silvestre que o compõe. Na mostra encontramos fotografias de aves como o Carcará e a Asa-Branca, que são muito conhecidas por quem mora em localidades onde se tem essa formação vegetal. Mas quem não reside nessa região, muitas vezes conhece os animais somente pelos nomes, que são citados em letras de músicas divulgadas nacionalmente.
Além das fotografias identificando os animais, os visitantes poderão conhecer também os nomes científicos, as principais características e as localidades onde eles se encontram. Segundo a chefe da UMA, Edneuma Gonçalves, o objetivo da exposição fotográfica vai além da comemoração da Semana do Meio Ambiente. “A ideia é que as pessoas possam conhecer esse bioma que é visto como um espaço de pouca diversidade e beleza, então a exposição possibilita um olhar de fato para o que representa, para a singularidade que existe na caatinga”, ressalta. Edneuma Gonçalves acentua ainda que essa é apenas a primeira etapa e que a Unidade de Meio Ambiente pretende promover outras mostras fotográficas para despertar nas pessoas uma visão diferente sobre o bioma.
Para o assistente administrativo da 6ª SR, Clésio Lacerda, a exposição fotográfica foi uma oportunidade de conhecimento. “Achei a iniciativa excelente e as fotos ficaram muito boas. Eles trouxeram o nome científico dos animais, que eu não conhecia e também os nomes populares mostrando inclusive essa diversidade, a forma que os animais são chamados é diferente de um lugar para outro, eu mesmo não sabia que a Asa-branca tinha tanto nomes diferentes”, pontua.
O analista Belquior Scalzer, é um dos autores das fotografias exibidas na exposição e explica que elas são resultado de vários anos de trabalho: “Desde 2009 quando entrei para a equipe da Codevasf e também outros colegas, nas viagens que fazíamos a campo, a gente aproveitava quando tinha oportunidade para tirar fotos dos animais, plantas e paisagens que nós  encontrávamos. Essas imagens mostram a riqueza do nosso ambiente e por que vale a pena conservar esse bioma tão rico, que se não cuidarmos em breve pode entrar em extinção”, previne ele.
Belquior chama a atenção para a Arara-azul-de-lear, conhecida popularmente como Arara ou Arara-azul-menor, que está ameaçada de extinção. “Essa ave é um dos exemplos de que devemos preservar melhor o meio ambiente, a Arara é uma das aves mais raras do mundo. Se não tomarmos cuidado ela e outras espécies podem ser perdidas e isso pode comprometer o equilíbrio do bioma, mas graças a programas de conservação ela está se recuperando”, alerta.

Nenhum comentário: