Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
No domingo (19), dezenas de pessoas de várias religiões, instituições e moradores do bairro participaram da caminhada “Quidé Caminhando pela Paz, Contra Intolerância”, em Juazeiro. A secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, Lindsai Amaral e a equipe da gerência de Diversidade também participaram do evento, que além da caminhada aconteceu também o Cortejo Afro, com apresentações de capoeira, do grupoBaque Opara e do Afoxé Filhos de Zaze.
De acordo com os organizadores, a caminhada foi idealizada após os atos de intolerância religiosa ocorridos na sede do Ilê Abasy de OiáGnã, fundado há 40 anos no bairro do Quidé, que tem como líder religiosa, Mãe Adelaide dos Santos. “Depoisdos ataques ao Ilê, foi criado o Grupo Contra a Intolerância Religiosa, que reuniumembros do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial – COMPIR, a SEDIS, várias instituições e a sociedade civil. Decidimos então realizar um ato simbólico, unindo todas as religiões para levar para as ruas do bairro um pedido de paz e respeito a todas as religiões”, explicou a gerente de Diversidade da SEDIS, Luana Rodrigues.
Participaram da Caminhada o vice prefeito, Francisco Oliveira, vice-presidente da Câmara de Vereadores, Tiano Félix, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, representantesdo candomblé, da umbanda, espiritas, evangélicos, católicos, da Univasf, Uneb, do COMPIR, do CMDM, Macha das Mulheres Negras, União Brasileira de Mulheres, Seprome, coletivo de mulheres do PCdoB, Macha Mundial das Mulheres e moradores do Quidé e entorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário