Começa a corrida para o Senado
Com a autorização anunciada ontem para a abertura do concurso público do Senado, a corrida dos candidatos aos cursos preparatórios já começou. Nesta quinta-feira, os interessados em concorrer a uma das 246 vagas que serão abertas no órgão fizeram fila nos cursinhos. A pressa é para garantir uma remuneração inicial que varia de R$ 13,8 mil a R$ 23,8 mil. Do total de vagas, 104 serão para nível técnico, 133 para analista e nove para consultor.
Washington Barbosa, coordenador dos cursos jurídicos do Gran Cursos, acredita que o edital deverá ser publicado até o fim de janeiro e as provas, realizadas até o fim de abril ou início de maio. Até lá, os candidatos terão ao menos cinco meses para se preparar. Mas é preciso ter pressa. Na última seleção, organizada em 2008 pela Fundação Getulio Vargas, 42.967 pessoas se inscreveram — uma média de 286,4 pessoas por vaga.
Para ajudar os candidatos, o blog ouviu dicas de especialistas em concursos. Confira as principais:
- Além de fazer um bom curso, é preciso ler apostilas de qualidade e resolver exercícios de fixação.
- Refaça as últimas provas dos concursos para o Senado.
- Não deixe sua vida pessoal de lado. "Os candidatos não podem esquecer que têm família, namorado, igreja. Não se pode desprezar a parte física e a emocional. Não adianta ficar 24 horas estudando”, disse Barbosa, do Gran Cursos.
- Antes de o edital sair, concentre-se nas disciplinas que, tradicionalmente, são cobradas, como direito constitucional, direito administrativo, português, informática, regimento interno do Senado e regimento comum do Congresso Nacional.
- Na avaliação de Max Kolbe, professor de direito constitucional da Vestconcursos, quem está começando a estudar agora deve dedicar, no mínimo, três horas por dia aos livros. "Na primeira, ele deve ler a legislação seca. Na segunda, livros sobre as disciplinas e, na terceira, realizar exercícios", sugeriu.
- Cuide de sua alimentação. É preciso estar com a saúde em dia para memorizar os conteúdos.
- Mantenha uma rotina de atividades físicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário