sexta-feira, 17 de abril de 2015

Cemafauna realiza soltura de animais em reserva ambiental no norte da Bahia e captura felino em Petrolina

Informe Técnico Ambiental

soltura de animaisVários animais que estavam sob cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) voltaram à vida livre nessa quinta-feira (16). A médica veterinária Gabriela Felix acompanhada pelo engenheiro florestal Josemário Matos, da unidade regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Juazeiro realizaram mais uma missão de soltura.
Entre os animais que foram soltos estavam: Trinca-ferro, azulão, pássaro preto, coleirinho, cabeça-vermelha e sofrê e outras diversas espécies, além de uma fêmea jovem de cachorro-do-mato.
A unidade de conservação escolhida foi o Parque Estadual das Sete Passagens em Miguel Calmon, norte da Bahia, que conta com uma área de 2.821 hectares de vasta beleza e rico bioma da caatinga e um remanescente de mata atlântica. As aves são de procedência de apreensões de órgãos fiscalizadores e a fêmea de cachorro-do-mato chegou ao Centro ainda filhote, em fevereiro de 2014, trazido por técnicos do Projeto Ararinha Azul em Curaçá, também no norte baiano.
Resgate
gato-mouriscoTambém na manhã de ontem, o Centro de Zoonoses do município de Petrolina solicitou o resgate de um Puma yagouaroundi, popularmente chamado como gato-mourisco, que havia sido atropelado nas proximidades do Núcleo 9 (N-9) do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural do município.
O indivíduo, que consta na lista de animais ameaçados de extinção, apresentava fratura no fêmur esquerdo, foi recolhido do local do acidente e trazido ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), onde passou por cuidados veterinários e ficará na unidade até sua recuperação completa, o que lhe custará mais de 90 dias até que possa voltar para a natureza. (fotos/divulgação)

Nenhum comentário: