sábado, 18 de abril de 2015

Mantenhamos a cabeça fria: FARC-EP


Quarta-feira, 15 de abril de 2015 00:00 Escrito pela Delegação de Paz das FARC-EP
Havana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 15 de abril de 2015
Nas FARC-EP deploramos profundamente as consequências da permanente ofensiva das tropas oficiais contra nossas unidades em tregua unilateral.
Como resultado do assédio militar do exército, a reação legítima das FARC derivou na morte de 10 militares e feriu 18, no município de Buenos Aires, Cauca.
As declarações públicas de altos oficiais colocam em evidência que os fatos ocorreram no marco do desenvolvimento de intensos operativos contraguerrilheiros por terra que vem aumentando, desde a própria data da declaração da trégua.
Insistentemente, denunciamos os ataques premeditados que a Força Pública realizou, causando baixas em nossas fileiras, colocando em situação de risco o processo de diminuição do conflito adiantado para aliviar os impactos da guerra na população.
Continuamos convencidos que no desenvolvimento das conversações de paz é absurdo que sigamos promovendo mortes em ambas as partes. Lamentamos a perda de vidas causada pela permanência do conflito, que enche de luto as famílias colombianas. Cada vez mais está claro que urge chegar à assinatura de um cessar-fogo bilateral, nos aproximando de um melhor momento para o acordo geral.
Manifestamos de maneira contundente que, como se mostra evidente, de Havana não se dirigem operações militares por parte das FARC-EP. A totalidade dos membros de nossa Delegação de Paz está empenhada a trabalhar pelos avanços dos diálogos. Sabemos o doloroso que esta situação resulta para o Exército porque nós também temos sofrido a perda de comandantes e guerrilheiros desde 20 de dezembro passado. Expressamos um apelo ao Governo que mantenha a cabeça fria e não adote medidas pouco refletidas que possam colocar em perigo o avanço dos Diálogos e a manutenção do cessar-fogo bilateral.
Entendemos ser imprescindível que ambas as partes procedam com o intuito de diminuir a tensão existente em todo país e na região do Cauca em particular. Em consequência, pedimos a colocação em marcha, imediatamente, de mecanismos de verificação e distensão da situação de confrontação militar na área onde se produziram estes lamentáveis eventos.
Fazemos um chamamento imediato à Frente Ampla pela Paz, aos países garantidores e acompanhantes dos Diálogos – Noruega, Cuba, Venezuela, Chile – ao CICR e à UNASUL, para que se envie o quanto antes uma missão a Buenos Aires, Cauca, para verificar o ocorrido e elaborar um informe com recomendações que evitem a repetição destes fatos.
DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Nenhum comentário: