segunda-feira, 8 de junho de 2015

Crise de energia no Brasil: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), revelou na segunda-feira (dia 1º), durante reunião com ambientalistas na cidade de Traipu, Alagoas, que o Rio São Francisco terá sua vazão diminuída a partir da Usina de Sobradinho na Bahia. “A vazão vai chegar ao mínimo de 900 metros cúbicos por segundo, quando a Lei diz que o mínimo deveria ficar em 1.300″, explicou. O anúncio ocorreu na sede da Prefeitura, onde a representante da Chesf foi recebida pelo presidente da ATAVASF Carlos Henrique Sampaio e ambientalistas

ENGENHEIRA DA CHESF JÁ ALERTAVA PARA SITUAÇÃO DA BARRAGEM E DIMINUIÇÃO DA VAZÃO

Sheila de Barros disse que atualmente o reservatório de Sobradinho está no nível crítico - Foto: Davirlan Machado (cortesia)
A engenheira Sheila de Barros, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), revelou na segunda-feira (dia 1º), durante reunião com ambientalistas na cidade de Traipu, Alagoas, que o Rio São Francisco terá sua vazão diminuída a partir da Usina de Sobradinho na Bahia.
“A vazão vai chegar ao mínimo de 900 metros cúbicos por segundo, quando a Lei diz que o mínimo deveria ficar em 1.300″, explicou. O anúncio ocorreu na sede da Prefeitura, onde a representante da Chesf foi recebida pelo presidente da ATAVASF: Carlão Sampaio e ambientalistas.

Sheila de Barros disse que atualmente o reservatório de Sobradinho está no nível crítico. “O Lago de Sobradinho encontra-se com apenas 21 por cento de sua capacidade de armazenamento, e se não chover até novembro de 2015, a previsão é que esteja em apenas cinco por cento”, enfatizou.
Ainda durante o encontro, a representante da Chesf tomou conhecimento de que já está programada para está semana uma palestra com o tema: “O Rio São Francisco e a conscientização ambiental”, e que tem como público toda a população de Traipu.
 “Muito bom esse encontro hoje em Traipu, estamos seguindo para a Colônia de Pescadores onde também vamos comunicar a diminuição da vazão e sua consequências”, afirmou a engenheira, acrescentando que a poluição das águas deve aumentar.
Ao tomar conhecimento do alerta da representante da Chesf, o prefeito Erasmo Dias (PRTB) disse que vai encaminhar ofício à sede da Companhia, em Recife, solicitado que sejam enviadas para Traipu mudas de árvores nativas, e que serão utilizadas em programas de educação ambiental e recuperação da Mata Ciliar, entre outras ações conjuntas em defesa do rio.

Nenhum comentário: